Coberturas de vida, acidentes pessoais, assistência funeral, residencial, desemprego, despesas médicas, além de planos de capitalização. Eis a relação de garantias que estão disponíveis aos moradores do Morro Santa Marta, desde o começo da semana, atingindo a principal etapa do Projeto “Estou Seguro”, a de comercialização de seguros.
O funcionamento do posto de venda e de informação de seguros no Morro Santa Marta exibe produtos de 16 seguradoras, interessadas em avaliar o potencial do microsseguro, por intermédio do projeto-piloto, implantado pelo IETS (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade) na sequência de acordo firmado entre a CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), idealizadora do projeto, e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A venda de seguros é voltada para os públicos C e D, visa a reduzir as vulnerabilidades a que estão submetidos em virtude de infortúnios e tem o potencial de beneficiar cerca de 70% dos moradores da comunidade. Participam do projeto as seguradoras ACE, American Life, BB Seguros, Bradesco Auto/RE, Bradesco Vida e Previdência, Caixa Seguros, Capemisa, Excelsior, Icatu Seguros, Itaú Seguros, Mapfre, Mongeral-Aegon, Sinaf, SulAmérica Capitalização, SulAmérica Seguros e Zurich.
Cinco moradores da comunidade estão sendo capacitados para obter a habilitação de Corretor de Vida e Capitalização. A venda está sob a responsabilidade do corretor de seguros Emílio Rodrigues Gomes. Neste instante, o projeto “Estou Seguro” desenha o perfil da população daquela comunidade, avaliando sua capacidade de consumo, renda e faixa etária. Simultaneamente, promove ações para disseminar os conceitos do seguro, recorrendo a peças publicitárias, tais como teatro de rua, novela de rádio, filmes de curta-metragem e banners. O projeto realizado no Santa Marta conta com o apoio institucional da Escola Nacional de Seguros, da Fenacor e da própria CNSeg.
Fonte: Viver Seguro
Data: 08.07.2010 -