17 jul

Se formos considerar o ponto de vista legal, o microsseguro ainda não existe de fato, mas a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) tem a intenção de que esse projeto venha a ser regulamentado até o final deste ano.
O que é microsseguro?
Falta Regulamentar Seguro Para Baixa Renda

Falta Regulamentar Seguro Para Baixa Renda

O microsseguro é uma nova modalidade de seguro cujo publico alvo são as pessoas de baixa renda que encontramos nas classes C, D e classe E. Segundo Alexandre Penner, diretor da Superintendência de Seguros Privados que é vinculado ao Ministério da Fazenda e responsável pelo controle e fiscalização do mercado referente aos seguros nacionais, já vem sendo tomadas algumas iniciativas por parte de empresas privadas do setor embora sabendo que ainda falta regulamentar seguro para baixa renda.

Na verdade independente da lei, existem coisas em se tratando de regulamentação que a SUSEP pode ir avançando. Internamente este é um assunto que vem sendo muito discutido.
Novo nicho a ser explorado
Projeto

Projeto

As expectativas quanto a este novo nicho na verdade são bastante animadoras uma vez que foi muito bem aceito pela iniciativa privada o que certamente é um bom termômetro para esse tipo de avaliação. Com isso existe uma forte convicção de que o nicho a ser explorado é muito interessante, além de que esse projeto trás embutido um grande conceito na esfera do social.

Mesmo que os detalhes desse projeto não estejam plenamente resolvidos já há muitas coisas que podem ir sendo trabalhadas e a idéia da criação desta regulamentação vem sendo muito discutida. A idéia não é tratar como se fosse um ramo especifico como foi projetado em lei, mas sim tratar como produto totalmente novo.
Trabalho de aproximação e divulgação
Trabalho

Trabalho

De acordo com a idéia de Penner se muitos pré-requisitos forem estabelecidos a operação do produto pode acabar sendo inibida. A Susep está fazendo o acompanhamento dos projetos privados para ver como a aproximação é feita com as pessoas das comunidades e como é feita também a divulgação destes produtos junto à população. Acredita por outro lado que peças de teatro ou filmes feitos com pessoas da própria comunidade com a finalidade de divulgar o microsseguro possa ser uma ótima idéia.
Cultura do seguro

Segundo acreditam os operadores de seguros este é um nicho que de agora em diante deverá se expandir, uma vez que se trata de um nicho que pode ser muito rentável e além de ser um produto nobre está fazendo uma grande propaganda da cultura do seguro. O setor hoje aguarda que o Congresso Nacional tenha uma decisão sobre esse projeto de lei que trata do microsseguro e a expectativa é de que logo esse tipo de seguro possa vir a dar atendimento em todo o país a mais de 40 milhões de pessoas.

Fonte :Nando, site: bicodocorvo

Popularity: unranked [?]



About the Author: Garra Seguros
Especialista em seguros (31)4103-4652




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>