8 jul

Na hora de usar o seguro de automóvel, o que fazer quando são negadas algumas coberturas? Em muitos casos, o problema pode ser evitado no momento da contratação, ao responder o questionário pessoal. Por exemplo: se o segurado afirma que o veículo pernoita na garagem e fica fora do prédio. No caso de roubo, o consumidor terá que comprovar a localização do carro. Outro ponto importante é a definição do tipo de cobertura. Somente a modalidade responsabilidade civil facultativa de veículos (RCF-V) cobre danos materiais e pessoais causados a terceiros.

Outro detalhe: leia com atenção as cláusulas da apólice referentes aos riscos excluídos. Esse tipo de cuidado é oportuno na época de inverno, quando as ruas ficam alagadas e os veículos podem ser levados pelas enchentes. De acordo com a advogada da Pro Teste, Giselle Rodrigues, a cobertura básica (compreensiva), abrange os riscos de colisão, incêndio, roubo/furto e os riscos decorrentes de submersão total ou parcial do veículo causada por enchentes ou inundações. As condições para o ressarcimento dos danos estão nas condições gerais da apólice, no item que trata de riscos cobertos.

Muitos consumidores reclamam do prazo para o recebimento da indenização. A Superintendência de Seguros Privados (Susep), que regula o setor, prevê o prazo legal de 30 dias. Se não for cumprido, o segurado deve apresentar denúncia à Susep, que abre um processo administrativo para apurar as responsabilidades. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, se ficar comprovada a culpa da seguradora, serão aplicadas sanções. A assessoria não informou o valor das multas. Pelas estatístisticas da Susep, entre janeiro e abril foram registradas 1.888 queixas sobre seguros de autos.

Pelo sim e pelo não, a Pro Teste dá algumas dicas na hora de acionar o seguro: registre um boletim de ocorrência (BO) na polícia e solicite o serviço do guincho para retirar o carro do local. Nada de tomar a iniciativa de rebocar o veículo. Em seguida, comunique o evento à seguradora, e compareça nos prazos e horários agendados para perícia com a documentação completa.

Fonte: Diario de Pernambuco

Popularity: 1% [?]



About the Author: Garra Seguros
Especialista em seguros (31)4103-4652




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>